Tecnologia do Blogger.

Zorra Total - Rede Globo - Palhaçada

Oi galera!
Bom, não é segredo para ninguém que a programação da Globo é uma porcaria, né? Então, eu acabei de ter o desprazer de assistir uma parte da programação entre o BBB e o Zorra Total. O BBB é um programa sem conteúdo e eu nem vou perder meu tempo dizendo tudo que o mundo todo já sabe sobre ele.
Já no Zorra Total eu assisti alguns quadros e dois deles me chamaram muito a atenção.
Um casal nordestino tentando a vida em outra região, ok. Seria simples se durante o episódio não satirizassem os dois dando a entender que são xucros, desinformados e até mesmo burros. Os trajes bem simples, os dentes, o jeito de agir e falar, tudo isso extremamente ligado ao esteriótipo de que nordestino tem menos estudo e cultura que o resto do Brasil.
"Ah, mas é uma piada!" - Sim, uma piada mesmo porque não é a realidade! Existem pessoas brilhantes no nordeste. O Ceará é o estado que mais aprova gente no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica, que tem um vestibular simplesmente impossível). Por que será que a Globo não colocou um engenheiro bem-sucedido vindo do nordeste? Por que não colocou um médico, um advogado, cientista? 
Acontece que (principalmente) o sudeste e o sul são regiões que tem um imenso preconceito com o nordeste! Não é de hoje que paulistas falam sobre a vinda histórica dos nordestinos para São Paulo como um grande favor paulista. O que é uma grande mentira. São Paulo foi construída com muito suor nordestino e deve gratidão e respeito à eles, isso sim. Muito recentemente tive a tristeza de ver pessoas pedindo a separação de São Paulo do resto do país como se fossemos melhores que os outros, simplesmente ridículo. É muito comum aqui em São Paulo as pessoas dizerem "coisa de baiano" toda vez que vêem alguém com roupas que não combinam ou que chamem muito a atenção. Puro preconceito que passa até despercebido por ser tão comum.
Uma emissora de TV como a Globo fazer piadas ligadas a um esteriótipo já existente é alimentar um câncer da sociedade do sudeste/sul que é essa aversão sem propósito ao povo nordestino. Não dá para superar esse tipo de mentalidade enquanto a Rede Globo ensina as pessoas a ridicularizarem os outros. E pior, mesmo se quisermos esquecer o fato de serem nordestinos, então quer dizer que é bacana rir da sua conhecida só porque ela é mais humilde e tem menos estudos que você? Seria legal ver os outros rindo da sua ignorância? De qualquer forma, esse quadro é super elitista, por mais que não pareça. Tirar sarro da cara do pobre é legal? É esse o valor que a Globo está transmitindo: "Ria desse pobre coitado que se confunde todo por não ter tanto estudo quanto você, elite".



Agora, o outro quadro. Um rapaz homossexual é levado para um campo de batalha e precisa fingir ser hétero para o capitão. O problema está no fato do diretor desse quadro não saber separar algumas coisas, como coragem e sexualidade. Eu tive que ouvir que "macho" e "coragem" são palavras que só caminham juntas. 
Querido, "macho" só se relaciona ao sexo e não à personalidade. Primeiro de tudo, um homem homossexual não necessariamente deixa de ser macho (lembrando que também somos animais e essa nomenclatura é mais usada com bichos). Em segundo lugar, um homem gostar de homens não tira sua coragem, sua bravura nem nada do tipo. Em terceiro lugar, eu não preciso ter nascido com um pênis (sendo oficialmente macho) para também ser corajosa, brava e todas essas outras coisas.
Esse é outro problema que a Globo está alimentando. Ser homofóbico não é só arrebentar lâmpada fluorescente na cabeça de gay na av. Paulista. Ser homofóbico é fazer as piadas que estão sendo feitas associando a opção sexual de alguém à outras características da personalidade. 
Eu sei muito bem que, na novela Império, estão batendo bastante nessa tecla contra a homofobia, mas parece que a Globo gosta de dar um passo para a frente e dois para trás. 
Ser gay precisa parar de soar como uma ofensa! Colocar um personagem homossexual numa guerra e mostrar que ele não serve para a batalha só porque gosta de homens é incentivar essas ofensas sem fundamentos. Não dá para esperar ver mudanças na sociedade com a própria mídia alimentando. 
Vejo inúmeros homens héteros frouxos, sem coragem de enfrentar seus problemas, sem coragem de assumirem o que fazem. Também vejo vários homens homossexuais cheios de coragem para enfrentar não só seus problemas do dia-a-dia, como também os julgamentos da sociedade. São muito mais corajosos e mostram quem realmente são e suas escolhas. 
Ao invés de muitos héteros se ofenderem quando são chamados de gay (ou outros nomes do tipo), vocês deveriam se orgulhar. Pois tocar sua vida, enfrentar um mar de desocupados te julgando e tudo isso com muita dignidade, exige muito mais coragem do que segurar numa arma num campo de batalha. Mas o que esperar de uma população que continua usando a expressão "seja homem" como sinônimo de "seja destemido"?

Imagens: Globo.



Siga o blog no botão ao lado -->
Siga no Instagram: Bellaocchipinti
Siga no Twitter: @bellapinti
Curta no botão abaixo.

1 comentários:

  1. Bom Rede Globo = merda = lixo = país alienado

    Graças ao monopólio da TV Brasileira que é a rede Globo que a maior parte da população continua ignorante e alienada, uma emissora que se diz trazer informação, arte e cultura, que "mostra" o que se passa no mundo, nada mais realmente mostra o que lhes convêm, o que lhes interessam, ocultando certas informações e realidades que o mundo passa, ela faz uma lavagem na cabeça das pessoas e cada vez cresce mais... é uma pena que muitos fiquem presos a essa merda.
    Enquanto continuarmos a ter está programação maravilhosa que ela tem, como, Zorra Total, Faustão, Altas Horas, BBB, Fantástico, Esquenta, suas novelas... as pessoas só irão se tornar mais alienadas.
    Outra coisa também ridícula, ela consegue puxar o próprio saco, e as pessoas acharem um máximo, como a bosta do Video Show tem programa mais aleatório que esse?! todas as emissoras puxam o próprio saco, porém a Globo consegue se tornar ridícula, se acha tão superior que não se envolve com as outras. Bom enfim É essa merda que temos que aguentar e suportar...

    ResponderExcluir

Diário sem Hipocrisia Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados