Bom, banhos têm duas funções: te deixar limpo e te fazer refletir.
Pois então, eu estive refletindo sobre quantas jovens, próximas a mim, eu já conheci que estavam grávidas e sabe, foram poucas até. Quando eu estava na sétima série, tinha uma garota grávida que deu a luz nas férias de junho (enquanto ela dava a luz, eu tinha minha menarca! Logo, (na época) eu fiquei horrorizada com a situação dela né). Depois, eu vi que, recentemente, uma antiga colega de turma minha também teve um bebê.
Essa história de engravidar na adolescência sempre causa tanta polêmica, que acaba sendo difícil de conversar a respeito, mas essa é a perspectiva de vida de várias garotas. Antigamente, era comum que meninas se casassem e tivessem filhos aos 17 anos de idade. Hoje, se fazem isso são criticadas de forma dura pela maior parte da sociedade. Acontece que, ainda hoje, várias garotas têm esse sonho de construir uma família e pronto.
O ponto é que, mais uma vez, as convenções sociais impõe o que deve ou não ser feito pelas garotas/mulheres. Ninguém consegue simplesmente respeitar a decisão ou a situação de cada um. É preciso sempre hierarquizar as escolhas, como se, por cursar Engenharia Química, eu fosse melhor do que alguém que escolheu cuidar da casa e dos filhos. Não faz sentido!
Feminismo, para mim, é buscar a liberdade de fazer o que quiser com seu corpo e sua vida, não se trata de largar o tradicional obrigatoriamente, mas poder escolher se quer ou não aquilo. Não por ser mulher ou homem, mas por ser um indivíduo que quer fazer algo e fim.
Acontece que a garota que tem nos braços seu filho é sempre vítima de julgamentos sobre sua "falta de responsabilidade" enquanto a garota que tem nos braços seus livros é "admirada" como se valesse mais (ou criticada por pessoas machistas que acham que mulher tem que cuidar da casa, mas enfim).
O que quero dizer é que ninguém é melhor do que ninguém! Seja a gravidez uma escolha ou um acidente. Errar é humano e ninguém tem nada a ver com isso, a menos que ajude a pagar suas contas e consertar suas burradas.
"Tinha um futuro inteiro pela frente!" - e não tem mais? Ora, a menos que a garota morra no parto, ela vai continuar tendo um futuro pela frente. Aprenda que futuro não é só aquilo que você valoriza e acha vantajoso. Futuro não é só estudar feito louco para ter dinheiro. Caso essa seja sua opinião é muito simples: faça isso :D
Às vezes, é um acidente, ok. Mas mesmo assim, as pessoas precisam parar de julgar sob seus valores a situação dos outros. Já que se importa tanto com a vida da jovem grávida, então ajude ao invés de denigrir sua imagem com boatos e olhares de desprezo.
A opção "ser mãe" e "não ser mãe" são igualmente bonitas e dignas. Não cabe a terceiros decidir o destino alheio. Quando mulheres se negam a ser mães, são criticadas. Quando mulheres são mães, são criticadas. Pois então as mulheres têm que ser mãe a hora que você acha certo? Só para lembrar: meu corpo, minhas regras.
Mamães ou não-mamães vocês são livres, lindas e merecem respeito. Empoderem-se!
Curtam no Face fb.com/diariosemhipocrisia
Curta no botão abaixo.
Comente! <3
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir