Hoje, eu aprendi como NÃO fazer propaganda com a queridíssima Itaipava! Essa cerveja já não é das melhores e agora também seus comerciais são horríveis! Eu assisti alguns e a sensação que tive foi uma vontade de ficar cega e surda, mas eu me contive e continuei assistindo para ver se havia sido um pequeno deslize. Não, o canal do Youtube "Itaipava Pilsen" está cheio de propagandas ruins, machistas e que não fazem sentido!
As marcas de cerveja, em geral, têm esse costume abominável de associar mulheres com corpos esculturais a seus produtos. É a antiga, porém ainda usada, coisificação da mulher para chamar a atenção do consumo masculino, assim como uma isca que atrai o peixe. E pior, quem disse que quem toma cerveja é HOMEM? E olha, mesmo não tendo propagandas de caráter apelativo com homens sarados com poucas roupas nas propagandas, eu tomo a maldita da cerveja! Por que diabos alguns publicitários acham que vão vender mais bebida colocando as mulheres numa posição que oscila entre prêmio e objeto de uso?
Se eu fosse publicitária (assassinando meus maiores valores atuais), tomaria essas propagandas como uma grande lição sobre como NÃO fazer as minhas. Eu fiquei me perguntando "O que nesse (lixo de) comercial me faria comprar essa cerveja?" e eu não encontrei resposta alguma porque os comerciais não destacam nenhum atributo do produto nem nada relacionado à maldita da cerveja. Eu também fiquei em dúvida sobre qual era o verdadeiro produto: a cerveja ou a garçonete?
A impressão que eu tive é de que a Itaipava é tão ruim que precisa vender a garçonete (chamada Vera, com apelido Verão) para conseguir fazer alguém beber aquilo. Ou seja, ridículo. Escolhi três pérolas por ordem crescente de escrotidão:
Bom, aqui já percebemos como você deve respeitar sua cônjuge: olhando para a garçonete (que parece o principal produto da Itaipava). "Vamos te ensinar a desrespeitar sua mulher sem que ela perceba. Assim, você faz ela de idiota enquanto você pensa que a garçonete é brinde da cerveja". Disso a famosa "Família Brasileira" não se queixa, né? Provavelmente, porque naturalizou esse tipo de atitude quando vinda de um homem.
Novamente, a Itaipava está vendendo a moça ao invés da cerveja. Nesse caso, parece mesmo que o brinde é a cerveja e a mulher o produto principal. Eu até diria que a marca está quase prostituindo a moça para ganhar dinheiro, até mesmo quando ela diz que vão conseguir vender todas. Eu acho que muitas garçonetes ficariam ofendidas com investidas como essas no seu ambiente de trabalho. Esse comportamento dos caras deveria ser desestimulado, afinal pense no transtorno que isso causaria na vida real. "Ah, mas isso é só um comercial" - isso, infelizmente, é formador de opinião, vende padrões de consumo e propaga ideias. Se um dia eu for garçonete, não vou querer que me tratem como parte do cardápio, vou querer respeito.
Agora, com vocês: Como respeitar o direito de uma mulher passar!
Eu entendo o trocadilho infeliz que a Itaipava tentou fazer, mas foi lamentável! Nesse momento, você ensina simplesmente como coagir uma mulher a seu bel prazer. No comercial diz "não deixe o verão passar" (já sabido que o apelido da garota é Verão). Ai eu te pergunto, que porra é essa? A Verão passa sim, e passa onde quiser porque é dona de seu direito de ir e vir. Tentar proibir isso é violência, abuso e merece ser punido.
Qual será a próxima pérola da Itaipava? "Agarre o Verão!" ou "Use e abuse do Verão"?
Deixe seus comentários.
Participe no botão a direita.
E é por isso q os comercias da Heineken são sensacionais, além de super criativos e sensacionais não precisam apelar para vender sua cerveja, todos os seus comercias são bons sem excessão, é q lá o consumo é associado a outros prazeres, como no caso o esporte, já aqui... Hahahahahahaha bom é o que sabemos, bota uma bunda ou uns peitos e já era ;)
ResponderExcluirKkkkkkkk. Quanta choradeira e mimimi, moça. Se achou machista, vá se queixar com a modelo que se submeteu a propaganda. Garanto que vc adoraria estar no lugar dela, principalmente na hora de colocar as mãos no cachê. Pare com esta esteria e feminismo descabido...Relaxa e tome uma Itaipava bem geladinha... No VERÃO. rsrsrs
ResponderExcluirFabiano, dispenso o cachê da modelo E dispenso mais ainda me submeter ao papel ridículo e medieval de ser usada feito isca de idiota. Acredito que a venda se refira à cerveja e que, portanto, meu corpo não deve se tornar submercadoria. Não me surpreendem comentários como o seu. A única coisa que me mostram é a real necessidade de continuarmos lutando no movimento feminista, afim de desnaturalizar esse tipo de tratamento sobre o corpo feminino como mero objeto a ser usado ao bel prazer dos homens.
ExcluirObrigada por participar e mostrar como, infelizmente, esse pensamento ainda existe.